Friday, January 13, 2006

The Virgin Suicides

Não conheço muitos filmes. Mas pela minha idade este fato não me parece ser muito extraordinário ou incomum, mas prefiro não considerá-lo uma desculpa. Conhecer o bem conceituado só pra dizer que conheço, não me interessa. Mas sim, filmes como esse.
As Virgens Suicidas conta a história de uma família de cinco meninas sob a ótica de um grupo de garotos, e sobre como elas eram fascinantes para eles.
Não por eles acharem-nas simplesmente bonitas (por que acho q só uma era bonita mesmo), mas o que mais os atraía e permanece atraindo mesmo vinte e cinco anos depois, é o mistério.
Eram garotas normais. Talvez um tanto reprimidas pela mãe religiosa, mas normais, tanto quanto qualquer outra. Mas eles, é claro, não sabiam disso.
A trama começa com a tentativa de suicídio de Cecilia Lisbon, a mais nova das irmãs.
E Cecilia foi minha parte preferida do filme. Corta os pulsos na banheira, mas não consegue morrer. Então é mandada a um psicólogo, que diz que ela não tem idade para sofrer dores que podem levar ao suicídio, quando diz a frase que vale o filme: "Try being a thirteen year old girl sometimes." Mais tarde, durante uma "festa" em sua casa , Cecilia se joga da janela e cai em cima da cerca, conseguindo enfim, tirar sua própria vida.
O que, lógicamente, choca as pessoas.
Outros eventos, como um baile de formatura com final trágico e o incineramento de um disco do kiss acaba ocasionando um final ainda mais trágico.
As meninas vão sendo reprimidas pela mãe. São tiradas da escola, e impedidas de saírem de casa.
Daí, elas se suicidam.
É, foi uma síntese mal feita, mas vai lá e assiste o filme que vale a pena.
Onde eu queria chegar desde o começo, ou ter ficado, é na Cecilia.
No filme, não dizem e não dão motivo aparente para o suicidio dela.
E me cativou exatamente por que eu entendi os motivos dela, ou pelo menos acho que entendi.
E aí está a prova de que eu não sei escrever sobre filmes!
:)


No comments: